Metodologias Ágeis0Conheça mais sobre a metodologia CANVAS

Criada nos anos 2000, Canvas vem ganhando cada vez mais espaço dentro de corporações de dimensões, padrões e perfis diferentes, que buscam crescer e/ou inovar no mercado.

Este modelo de negócio, que pode ser aplicado na criação de um novo produto/serviço, ou na remodelação de uma empresa já existente, é uma forma fácil de compreender os pilares de sua empresa, auxiliando na formulação de um plano de negócios simplificado.

O que é a metodologia Canvas?                      

Canvas em tradução livre significa “tela de pintura”.  Inclusive é uma boa referência para este modelo de negócio, pois o Canvas é em síntese, um mapa visual que contém 9 quadrantes pré-definidos, com tópicos pontuais para o desenvolvimento de um negócio, e que deve ser preenchido de forma espontânea pelos colaboradores da empresa.

Podemos dizer que Canvas é uma ferramenta de inovação corporativa, onde é possível planejar um negócio através de uma forma simples, intuitiva, sem burocracias, estimulando a criatividade dos colaboradores.

Todo negócio deve desenvolver primeiramente um “plano de negócios” antes de lançar a sua ideia no mercado. 

É através dele que a empresa compreenderá se o seu produto/serviço será viável ou não, e se trará retornos financeiros.

O plano de negócios deve ser o pontapé inicial de qualquer empresa, entretanto este documento deve ser desenvolvido de maneira detalhada e minuciosa, o que resultará em um documento completo porém complexo.

E é aí que a metodologia Canvas entra! Este método não detalha cada componente do plano de negócios, apenas lista-os, fazendo com que seja possível mapear todos os processos necessários para a criação de um produto/serviço com mais agilidade e facilidade.

Há quem defina Canvas como um substituto do plano de negócios quando bem feito. Outros a utilizam como uma ferramenta para auxiliar na produção de um plano de negócios.

Componentes do mapa visual

O mapa visual, como citado anteriormente, conta com 9 quadrantes pré-definidos, os quais serão preenchidos de acordo com as informações de seu negócio.

Para uma melhor compreensão da metodologia, separamos os nove componentes:

  1. Parcerias-chave: Neste quadrante você deverá elencar os principais fornecedores de sua empresa, definir quais são as parcerias que o seu negócio não pode ficar sem para que possa desempenhar sua atividade.

Além disso, deverá relacionar os fornecedores que ofereçam as melhores condições para que o seu negócio possa operar de maneira otimizada e econômica.

  1. Atividades-chave: aqui, você deverá dispor das principais atividades de seu negócio, aquelas que são indispensáveis para que sua empresa possa operar adequadamente.

São atividades essenciais para que você possa entregar ao seu cliente a proposta de valor traçada.

  1. Recursos-chave: neste campo você deve expor os principais recursos/insumos necessários para desempenhar as atividades-chave, os quais podem ser de, caráter físico, como infraestrutura por exemplo, intelectual, como conhecimentos específicos sobre determinado assunto, humano, como colaboradores e equipes, ou ainda financeiro, como por exemplo capital, investimentos ou ações. 
  2. Proposta de valor: na proposta de valor você deverá colocar o que a sua empresa tem para oferecer ao mercado, e quais os benefícios que isto trará para os seus clientes.

A proposta de valor de sua empresa deverá solucionar um problema, ou atender a uma necessidade de seu cliente. Ou seja, não basta criar um produto ou serviço apenas por criar, este deve servir a um propósito.

E é neste item que você entenderá o que diferencia a sua empresa e o seu produto da concorrência.

  1. Relações com os clientes: você deverá definir quais serão as formas que o seu negócio irá interagir com seus clientes.

Por exemplo: através de representantes, call-centers, chatbots, mensagens automáticas no site, setor de atendimento ao cliente, e assim por diante.

  1.  Canais: já no campo dos canais você deverá colocar de fato como o cliente irá comprar e receber seu produto ou serviço.

Poderão comprar através de lojas físicas? E-commerce? Telefone? E-mail? Representantes?

Receberão através de transportadoras? Correios? Representantes? Diretamente na loja física? Central de distribuição?

  1. Segmentos de clientes: neste quadrante deverá ser posto qual é o público-alvo de seu negócio. Para quem a sua proposta de valor foi criada, e qual o segmento, nicho de clientes será o foco de sua empresa. 
  2. Estrutura de custos: neste campo você deverá elencar todos os custos envolvidos em seu negócio, para que o mesmo possa funcionar adequadamente.

Liste os custos fixos e variáveis envolvidos na implantação, execução e manutenção do seu negócio.

  1. Fontes de renda: e aqui você deverá elucidar quais serão as fontes de renda provenientes da sua proposta de valor, de onde o dinheiro entrará para a sua empresa.

Por exemplo, a sua receita entrará através da venda de um produto, da assinatura de um pacote, da realização de um serviço, ou de outras formas.

Como aplicar a ferramenta Canvas ao seu negócio?

Com o entendimento da estrutura da metodologia Canvas, chega a hora de aplicá-la em seu negócio.

Primeiramente você deve criar o quadro físico, com os nove quadrantes definidos, e dispor em um local visível para todos os colaboradores, pois esta metodologia propõe comunicação entre todos os envolvidos no negócio.

O quadro físico pode ser colado diretamente na parede, ou fixado em um quadro, deve ter tamanho suficiente para uma boa visualização, normalmente é indicado o tamanho mínimo de uma folha A3, e os quadrantes devem ser destacados em cores diferentes, para melhorar a perspectiva na hora de visualizar o quadro como um todo.

Em seguida comece a preencher os campos, e uma dica é seguir a seguinte ordem de quadrantes:

1º Segmentos de clientes;

2º Proposta de valor;

3º Canais;

4º Relação com os clientes;

5º Fontes de renda;

6º Recursos-chave;

7º Atividades-chave;

8º Parcerias-chave;

9º Estrutura de custos.

Ao seguir esta sequência acima, você acaba seguindo um fluxo coerente, o que irá facilitar o desenvolvimento de ideias, criando uma espécie de guia para os seus pensamentos.

Benefícios da metodologia Canvas

Ao adotar a metodologia Canvas para o desenvolvimento de seu negócio, você irá compreender na prática os benefícios que este modelo de negócio pode trazer para o mesmo.

Entre estes benefícios podemos destacar os seguintes:

  • Facilita a compreensão do processo estratégico do negócio por ser uma ferramenta flexível e de fácil assimilação;
  • Estimula a criatividade dos colaboradores;
  • Simplifica a comunicação entre todos os envolvidos no projeto, como equipe, gestores e diretores;
  • Mantém os processos da empresa organizados, sem perder a objetividade;
  • É capaz de aumentar a competitividade de seu negócio, por trazer uma visualização estratégica facilitada.

Agora que você conheceu melhor a famosa metodologia Canvas, não perca tempo, e incorpore este modelo ao seu negócio para criar ainda mais valores para os seus clientes!

https://www.sebraepr.com.br/canvas-como-estruturar-seu-modelo-de-negocios/

https://introduceti.com.br/blog/saiba-tudo-sobre-o-canvas-uma-poderosa-ferramenta-de-gestao/

http://www.isocrm.com.br/metodologia-canvas/

https://www.siteware.com.br/blog/metodologias/modelo-canvas/

https://www.zendesk.com.br/blog/metodologia-canvas/

https://robsoncamargo.com.br/blog/O-que-e-Canvas

https://www.euax.com.br/2018/02/canvas-design-thinking-inovacao/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BR