Metodologias Ágeis1Saiba mais sobre Desing Thinking

O Design Thinking é uma metodologia empresarial inovadora e criativa. Ela se baseia nas competências de um profissional de design, adaptando-as para a esfera corporativa.

Esta abordagem já é utilizada no mundo corporativo há mais de 11 anos, mas como nem todos conhecem este método de trabalho, hoje iremos apontar as principais informações “Design Thinking”.

O que é, exatamente, Design Thinking?

Em tradução livre, Design Thinking significa “pensamento de design”, porém para a metodologia, interpretamos o termo em inglês como “pense como design”, visto que o know-how deste profissional é a essência deste método.

O Design Thinking é uma metodologia, que pode ser aplicada aos negócios em diferentes níveis dentro de uma empresa, seja na criação de novos produtos, na oferta de serviços, na realização de processos, ou ainda, na solução de problemas.

Essa metodologia tem seu foco totalmente voltado para as pessoas, para o usuário/cliente. Ela tem como propósito, a solução de problemas através de uma abordagem criativa e inovadora, levando em consideração a empatia dos consumidores, assim como a dos próprios colaboradores.

Em relação aos colaboradores, vale ressaltar que esta é uma metodologia multidisciplinar, a qual reúne profissionais de distintos setores e com diferentes habilidades, com o intuito de integrar, para que seja possível otimizar e potencializar os resultados.

Design Thinking é um método que busca entender a real necessidade do usuário/cliente, e oferecer produtos e/ou serviços que supram esta carência, utilizando recursos de um designer, como a criatividade, a empatia e as ferramentas, em todas as fases do processo, desde o planejamento, até a criação e a entrega.

As bases do Design Thinking

A metodologia multidisciplinar do Design Thinking se apoia sobre três pilares principais, os quais são:

  • Empatia: é quando nos colocamos no lugar de outra pessoa, e assim compreendemos as ideias, as dificuldades, os sentimentos, e demais vivências do outro, através de uma perspectiva diferente.

A empatia é fundamental no Design Thinking, pois ao ter um outro olhar sobre um problema, é mais fácil atingir a solução ideal para o mesmo, e transformar estas experiências em insights para desenvolver um produto e ou serviço, que de fato irá trazer valor ao usuário/cliente.

  • Colaboração: como o Design Thinking é uma metodologia multidisciplinar, é imprescindível que haja colaboração entre todos os envolvidos, pois diferentes perspectivas sobre um mesmo ponto, contribuem para a melhora do projeto, assim como ajudam a aprimorar os resultados.

 

  • Experimentação: este pilar sugere que os envolvidos no projeto façam experimentações antes de entregar o produto de fato. 

Assim é possível verificar a presença de possíveis falhas, ou ainda incluir algo que ficou faltando e aperfeiçoar ainda mais o produto final. Por este motivo, a experimentação é um pilar fundamental do Design Thinking.

Fases do Design Thinking

Cada projeto possui suas particularidades e desafios, e no Design Thinking não seria diferente. Entretanto, é possível elencar algumas fases/etapas a serem seguidas para facilitar o desenvolvimento de um produto ou serviço através da metodologia Design Thinking.

Algumas destas fases/etapas são descritas como:

  • Imersão: é a etapa de descoberta, de entendimento do problema ao qual a equipe está disposta a solucionar.

Nesta fase deve-se realizar pesquisas exploratórias e de referências, uma análise SWOT, uma verificação do cenário econômico e político atual, análise do público alvo, e assim por diante, até que seja possível identificar a fundo o problema.

  • Ideação: aqui a equipe deverá procurar soluções para o problema encontrado anteriormente.

Os colaboradores devem participar de um brainstorming, onde o objetivo central é obter inúmeras ideias distintas para atingir a resolução.

Ou seja, é a hora de colocar a criatividade em foco, trazer ideias e informações sem distinção para a equipe.

  • Prototipação: nesta etapa, a ideia é fazer uma seleção das ideias e dos insights listados anteriormente, escolhendo as melhores alternativas para atingir o objetivo principal.

Após selecionadas as ideias, é hora de produzir um mínimo produto viável (MVP), um modelo mais simples do produto/serviço, o qual possui custo reduzido e tempo de produção curto.

  • Teste: é a fase em que o MVP, o protótipo desenvolvido da etapa anterior, é de fato levado a teste, onde os colaboradores, ou até mesmo usuários, poderão utilizar tal produto, e trazer um feedback do mesmo.

 

Esta fase é fundamental para que o produto/serviço tenha máxima efetividade no final, pois será possível identificar erros ou melhorias a serem feitas, antes do lançamento oficial do mercado.

Vale ressaltar que, para colocar essas etapas em prática, elas não precisam estar, necessariamente, nessa ordem. Elas poderão ser desenvolvidas em paralelo, ou em ordem diferente, de acordo com a necessidade.

Principais ferramentas do Design Thinking

Há diferentes ferramentas que podem ser utilizadas quando a abordagem do Design Thinking for a escolhida, algumas delas estão diretamente relacionadas ao processo de design em si.

Entre as principais ferramentas utilizadas nesta metodologia podemos citar as seguintes:

  • Pesquisa Desk: também conhecida como pesquisa secundária, a Pesquisa Desk é a busca de informações a partir de dados secundários, ou seja, a partir de documentos pré-existentes, os quais apresentam dados de uma pesquisa que já foi realizada por outrem, como jornais, revistas, outros projetos já finalizados, e assim por diante.

 

  • Mapa da empatia: esta ferramenta consiste em criar um quadro onde seis perguntas em relação ao usuário/cliente devem ser respondidas, com o objetivo de conhecer melhor o seu cliente.

Os questionamentos são: o que pensa e sente? O que vê? O que fala e faz? O que ouve? Quais são as dores? Quais são as necessidades?

 

  • Brainstorming: também conhecido como chuva de ideias, esta ferramenta é uma prática desenvolvida dentro da equipe, onde os profissionais apresentam ideias variadas e sem distinção para o projeto.

 

  • World café: esta é uma dinâmica participativa, onde mesas são dispostas como em um restaurante ou café, e cada mesa possui um tema, um problema a ser resolvido. 

Nelas sentam-se profissionais de distintas áreas de conhecimento e setores, os quais irão discutir os temas ali propostos, mas de tempos em tempos, os profissionais mudam de mesa para discutir um outro assunto. Isto faz com que haja diferentes perspectivas de um mesmo problema.

 

  • Gamificação: essa ferramenta consiste em trazer dinâmicas mais lúdicas, baseadas em jogos, em diferentes fases do projeto.

 

  • Cocriação com o cliente: aqui a ideia é trazer o cliente para junto da equipe de criação, para que este explique suas dúvidas e desejos, facilitando o entendimento do conceito do produto final que este deseja receber.

Vantagens da metodologia Design Thinking

O Design Thinking traz inúmeros benefícios para quem adota esta metodologia, como:

  • Baixo custo de implementação com alto potencial de retorno;
  • Ambiente organizacional comunicativo e empático;
  • Equipe mais criativa;
  • Se fortalece nos erros, pois utiliza-os como feedback;
  • Engajamento dos profissionais da empresa, pois possuem mais liberdade na hora de expor suas ideias;
  • Melhora na produtividade por consequência da motivação dos colaboradores.

E você, conhecia a metodologia Design Thinking? Quando utilizado em um projeto, esta abordagem provoca uma melhora significativa no produto, garantindo a satisfação do usuário/cliente. Invista você também neste método de trabalho!

 

Referências:

https://meusucesso.com/artigos/inovacao-e-tecnologia/o-que-e-design-thinking-conceitos-e-definicoes-132/

https://escoladesignthinking.echos.cc/blog/2019/09/guia-design-thinking/

https://www.napratica.org.br/design-thinking-o-que-como-funciona/

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/design-thinking-inovacao-pela-criacao-de-valor-para-o-cliente,c06e9889ce11a410VgnVCM1000003b74010aRCRD

https://www.fazeducacao.com.br/post/etapas-que-compoem-a-metodologia-de-design-thinking

https://fia.com.br/blog/design-thinking/

https://medium.com/aela/desk-research-o-que-%C3%A9-e-como-efetuar-uma-pesquisa-secund%C3%A1ria-784ee064c10b

https://resultadosdigitais.com.br/blog/mapa-da-empatia/

 

 

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